Yoga – 10 Benefícios para a Saúde

O Yoga surge como uma prática que visa atingir um estado alterado de consciência, promovendo o que podemos chamar uma evolução espiritual e/ou pessoal. É sustentando por filosofias mais teóricas que têm a ver um determinado estilo de vida, dependendo também da corrente de Yoga que pratica.

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O Yoga não surgiu como algo que fosse beneficiar a saúde ou com uma perspectiva terapêutica mas cada vez mais se provam os seus benefícios para a saúde

Os benefícios de saúde do yoga incluem o controlo da diabetes, controlo da hipertensão, um coração mais forte, redução da dor nas costas, alívio de osteoartrite, melhoria das condições gástrico, controle da asma e bronquite, e perda de peso de forma saudável. Yoga é uma ciência comprovada que traça a sua origem há milhares de anos e é composta de teorias e observações, que foram comprovadas pela ciência moderna.

Yoga – 10 Benefícios para saúde

A prática diária de yoga pode trazer uma série de benefícios para os praticantes. Yoga não só ajuda a controlar doenças, mas também desempenha um papel importante para aprender a relaxar e na sua condição física

1 -Depressão e Stress: Existe um feedback positivo no impacto do yoga sobre a depressão e stress, em geral e nos estudos efectuados os praticantes relatam uma diminuição acentuada nos níveis de depressão.

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2 – Controla Hipertensão: prática de Yoga e as técnicas de relaxamento em yoga têm um efeito positivo sobre a pressão arterial. A prática regular de posturas como shavásana, padmásana e padmásana baddha, juntamente com técnicas de pranayama como chandravedi e sheetali, ajudam na controlo da tensão arterial.

3 – Yoga para um coração saudável: Yoga e uma mudança no estilo de vida vão ajudá-lo a manter o coração e o corpo saudável. Ujjayi pránáyáma e pránáyáma Bhramari são benéficos para o coração. Outras posturas como vajrásana, janushirásana, padahastásana e padmásana baddha, juntamente com técnicas de pránáyama pode ser praticado por um corpo mais saudável. Estudos provaram que ao incluir yoga em sua rotina normal, assim como uma mudança de estilo de vida e uma dieta saudável, a incidência de doença arterial coronária foi reduzida drasticamente.

4 – Controlo da Diabetes: A prática de yoga regular também pode ajudar no controle da diabetes. Algumas das posturas que podem ajudar no controle da diabetes incluem pavanamuktásana, ardhamatsyendrásana, gomukhásana, koormásana, bhujangásana, dhanurásana, e Mayurásana. Para além destas posturas, exercícios de pranayama como suryabhedi, ujjayi e bhástrika também têm sido prescritos para a diabetes.

5 – Alívio da dor: Yoga pode beneficiar indivíduos com dores de costas, por exemplo.

6 – Distúrbios do estômago: problemas gástricos pode ser aliviada pela prática de yoga. Determinados asanas, tonificam os músculos abdominais, aumentam sucos gástricos e melhoram a digestão. Essas posturas são simples posturas de flexão para a frente.

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7 – Osteoartrite: Yoga funciona bem no controlo da dor músculo-esquelética, especialmente osteoartrite. A eficácia do yoga na osteoartrite foi estudado em pessoas que sofrem de osteoartrite nas mãos.

8 – Asma e bronquite: Pránáyama, ou os exercícios de respiração em yoga são bons para pacientes com asma. As posturas de yoga, como meia-torção espinal, juntamente com a alternância de técnica de respiração narina pode agir como remédios para asma e bronquite.

9 -Yoga para perda de peso: Surya Namaskar é considerado benéfico para a perda de peso. Pada hasthasana e trikonasana também podem ser úteis.

10 – Desintoxicação: Yoga garante alongamento suave dos músculos e articulações, juntamente com o treino abrangente de vários órgãos internos, o que por sua vez melhora a circulação sangüínea, favorecendo a desintoxicação.

Para terminar, deixamos-lhe um exercício respiratório (Pránayáma) para controlar a insegurança:

bhastrika-pranayama.jpgPode ser usada numa situação de apreensão, por exemplo, enquanto se aguarda por uma entrevista de emprego. Pode ser feita em qualquer lugar, silenciosamente, e até andando. Não deve ser praticada por mais do que dez minutos por dia.

Inspire por quatro segundos, prenda por 16, e solte o ar em oito.

Namasté! 😉

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