10 Dicas para dormir Melhor

10 Dicas para dormir bem

O nosso lema é Acorde Bem, acorde com um sorriso mas isso não é possível sem uma noite de de sono descansada. Afinal “ O sonho comanda a vida” mas o sono também!

E você, dormiu o suficiente na noite passada?


Screen Shot 2015-11-09 at 11.24.42

1 – Deite-se apenas quando tiver sono – Ficar na cama a pensar que já está atrasado para dormir e quantos minutos faltam para ir trabalhar só o vai deixar mais ansioso. E a ansiedade, já sabemos… não ajuda a dormir. Não tenha relógio ou telemóvel à cabeceira. Não caia da tentação de ver as horas durante a noite, vai deixá-lo a pensar e com ansiedade. Queremos que tenha uma noite descansada.

2  Crie ambiente –  A sua cama deve ser o lugar mais apetecível, a temperatura amena. Escolha uma boa almofada, deixe o quarto às escuras e entregue-se aos lençóis com um sorriso de contentamento.

3 – Leia um livro, ouça música... Levante-se e faça algo relaxante se não conseguir adormecer passados 30 minutos de ir para a cama. 

Crie o seu próprio ritual antes de adormecer, como ler umas páginas de um livro. Ver TV no quarto, nem pensar!! (é o próximo conselho)

5 – Não veja televisão no quarto! Fora do quarto ficam também o telefone, o telemóvel e o computador portátil ou mesmo quaisquer outros objectos relacionados com trabalho.

6 – Tente levantar-se à mesma hora todos os dias, independentemente do tempo que dormiu de noite.

7 – Evite fazer sestas. Depois de noites mal dormidas, já sabemos que o sono vem quando não é preciso, se sentir necessidade, durma um pouco mas nunca as faça depois das 15 horas, nem durma mais do que 30 minutos.

8 – Evite bebidas com cafeína, chá preto, bebidas de cola e chocolate. Evite beber café depois das 16h.

Por outro lado, chás calmantes como a camomila, erva doce e cidreira contribuem para dormir melhor. O leite morno contem triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, mesmo que em quantidades pequenas, pode ajudar a relaxar. Para potenciar qualquer uma dessas bebidas pode incluir o mel.

9 – Não faça exercício físico nas quatro a seis horas anteriores a ir para a cama. O sono depende de uma ligeira descida da temperatura corporal e da subida da melatonina. O exercício aumenta a temperatura do corpo.

10 – Faça exercícios respiratórios para diminuir a ansiedade e aquietar.

Sabia que? – Distúrbios como insónia e apneia do sono são extremamente comuns , porém, o que muitas pessoas não sabem é a influência que estes problemas têm na nossa cognição.

O sono é uma etapa crítica para o cérebro acumular e guardar informações assimiladas durante a vigília. Assim, transtornos do sono levam à queixas cognitivas.

A Cognição é um conjunto de funções mentais superiores como atenção, memória, percepção visual e espacial, linguagem, capacidade de resolver problemas, planeamento e estratégia, entre outras. A cognição permite ao ser humano interagir socialmente e assimilar habilidades de diversas naturezas ao longo da vida, colocando-as em prática.

Por isso, siga as nossas dicas e Acorde Bem, Acorde com um Sorriso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: